Home Contato Sobre Mim Selinhos Sobre o Blog
10

Um médico ou um monstro?

E a saga da alimentação continua pessoal! Ana Letícia não quer comer nadinha. Hoje mesmo foi dia: deixei um tempão sem comer, ofereci frutas, sopinha, pão. Nada, nada agradava.:(
E tem uns dois meses que andei reparando que o sono da pequena a noite está um tanto agitado. Sinto como se ela dormisse mas não se recuperasse, pois acorda chata, como se estivesse cansada pela noite que não foi agradável. Quando acorda às 8, ao meio dia já está com sono novamente.E durante o dia, ela dorme umas duas a duas horas e meia, e nesse tempo, o mundo pode cair que ela nem se abala. Ao contrário do que ocorre de noite, quando acorda várias vezes pra pedir bubu, pra chamar apenas meu nome. E eu conheço minha filha, e percebo que esta agitação noturna não tem feito bem a ela, visto que durante o dia ela fica muito manhosa devido ao sono.
E por isso tomei a resolução de levá-la a um homeopata. E aí vem o assunto principal do post de hoje.
Marquei a consulta semana passada por indicação de uma colega de trabalho que disse que o sic médico era excelente.
Daí que na nossa vez de entrar no consultório, o maluco, ops, médico, perguntou secamente:
--- O que ela tem?
Eu abestalhada comecei a relatar o problema do sono, deixando bem claro que eu não me incomodava por ela despertar a noite, mas por perceber que esta rotina estava atrapalhando a ela própria, pois ela ficava sonolenta de dia e isso prejudicava até um possível passeio que fizéssemos visto que ela ficava chata ,e bla, bla, bla, caixa de fósforo.
E sabe qual a recomendação do homeopata?
"Deixe sua filha sem dormir de dia".
Abestalhada mais ainda, eu disse:"mas fulano de tal, ela fica insuportável. Já tentei isso, ela encosta num canto e dorme. E não é porque ela tira este sono a tarde que ela não dorme de noite, conheço minha filha.A melhor maneira de saber que a criança está tendo um sono adequado é se não está cansada durante o dia.E estou percebendo que minha filha está cansada de dia.Quanto às sonecas da tarde, são naturais na idade dela e até saudáveis."
Resposta do fulano:
---Você já viu alguém dormir em pé? Mantenha sua filha acordada, de qulquer jeito, aí a senhora vai ver que ela dorme de noite!

Gente, saí do consultório arrebatando minhas coisas. Nem tive o que pensar. Fiquei rosa chiclete, rs(agora eu já rio da situação). Nem toquei no assunto da alimentação, pois ele iria me recomendar que eu deixasse a pobre criança com fome, com certeza E tudo isso vindo da boca de um médico.
Agora eu pergunto: quantas de nós deixou ou deixará o filho colocar a mão em uma tomada pra saber que toma choque? Quantas de nós tem coragem de deixar um bebê chorando no berço pra entender que a noite é hora de dormir? Quantas de nós deixa de oferecer um mingau ao filho que literalmente passou o dia sem comer nada do que foi oferecido?

Bom, eu não deixo. Acho que tudo tem limites, e estes médicos querem colocar a razão na frente da emoção, e esquecem que estamos sempre lidando com pessoas, e que cada organismo é diferente. Eu não vou deixar de colocar a minha filha pra dormir já que o corpinho dela pede isso. Eu não vou deixar de dar o mingau já que ela não comeu nada o dia inteiro.
E tenho certeza de que ela não entrará na escola tomando mamadeira ou sem se alimentar.Comigo não foi assim, porque com ela seria?
Na  verdade, acho mesmo que os traumas são criados a partir de padrões que nada tem a ver com a história de vida de cada um.
E vocês amigas, já passaram por situações semelhantes?

***
Mudando de assunto: ontem recebi um e-mail da Luciana, do blog Nicolando por aí. O Nicolas foi o amigo secreto da Leti no grupo Sobrinhos Virtuais. A Lu me pediu mil desculpas porque o presentinho não chegou ainda; ela mora no Canadá, e pelo tempo que ela enviou, tudo indica que a correspondência extraviou.A Lu disse que vai mandar outro, mas eu quero deixar aqui escrito publicamente que o maior presente já ganhamos, que foi conhecer o Nicolas, um menino mais que fofo, e também sua mamãe, a Luciana Azevedo, pessoa mais que iluminada.Já gostamos de vocês , mesmo que conhecendo só por aqui pelo PC, viu?

***
RESPOSTA AOS COMENTÁRIOS
1.Vanessa, já acompanho seu blog faz tempo......... Amo, suas postagens. E agora em 2011 estaremos aqui firmes .
2.Ana Paula, já acompanho sua doce Gigi faz um tempo, o que falta é tempo pra comentar lá. Mas vou me policiar. Bjus
3.Lu, o pior que na gravidez só engordei 10 quilos que foram perdidos imediatamente 6 meses após. Comecei a engordar muito mesmo depois que parei a amamentação e continuei comendo no mesmo ritmo, e sem queimar calorias. Aí já viu né? Obrigada pelos votos.
4.Gisele, Mariza, Nanci,Vanessa, Karine, Silvia, Carol, Marina:obrigada pelos votos de bom 2011. Espero que estejamos juntas neste ano todinho.
5.Elizabeth, Silvia, Beatriz, Claudia, Naiara, Dani, Ana e Chris: creiam, todas vocês estavam no meu sonho sim, lindas e maravilhosas, esbeltas como a Barbie.

                 ************************EDITANDO***********************
A história do maluco médico me deixou chateada. Aí andei pequisando pela net o que eu estava fazendo de errado e descobri (rs)  que o padrão (rotineiro, comum, mais aplicável, por assim dizer) é que uma criança de dois anos durma de 11 a 12 hoas por noite, mais uma sesta de 2 horas a tarde. Portanto, ele é o maluco da história, e não eu.

10 comentários:

Paula disse...

Marina, é normal a criança dormir á tarde umas 2 horas e isso vai até uns 5 anos,claro depende da criança.
e posso falar não gosto de homeopata são uns doidos ou eu que não acertei.
talvez a Letícia deve estar chatinha por estar cansada por estas festas de fim de ano ou é fase mesmo.

espero que ela melhore logo e principalmente volte a se alimentar melhor.

e não se esqueça que pelo menos no mingau tem leite e tem vitaminas melhor que ela comer por exemplo um prato de macarrão que não tem vitamina nenhuma.

beijos

Jacqueline Braga disse...

Olá Ma, eu sempre achei que esses médico homeopatas era loucos de pedra, agora tenho certeza...rsrs
Primeiro porque apesar de ser farmacêutica, nunca acreditei na homeopatia, e acho um absurdo o médico que só vive receitando "homeopatia" nas minhas palavras não funciona de bosta nenhuma...enfim, mas vamos voltar ao assunto: por aqui Bryan tira uma super soneca a tarde e mesmo assim dorme bem a noite, porém ele sempre se assusta dormindo, acorda agitado, mas antes de 12:00 tira nova soneca. Claro que a idade deles é diferente né, então o padrão pode ser totalmente diferente, não sei. Enfim, já pesquisou sobre o terror noturno? se ela acorda gritando ou agitada a noite pode ser que esteja tendo pesadelos, e isto não a deixa dormindo bem, fazendo com que ela fique com sono de dia.
Mas o médico bem que podia passar um remedinho de homeopatia para ela dormir melhor néan...fio da mãe...
bjos e tomara que o sono dela se ajuste

Naiara Krauspenhar disse...

Que médico ridículo!!!!!!
Isso é ridículo!!!!!!
Se ela não dormir durante o dia vai ficar ainda mais agitada...
Se GG dorme bema a tarde, ela dorme bem a noite. No horário certo, sono tranquilo...
Agora, se por algum motivo ela não dorme a tarde, é um caos a noite. Ela demora pra dormir, dorme agitada, fica nervosa...
Vou sugerir, como a amiga acima, que pesquise sobre o terror noturno. GG teve uma fase de pesadelos e graças ao nosso maravilhoso médico conseguimos passar por essa fase sem maiores problemas...
BJos

Madri disse...

Oi amiga,
Olha a Bia passou um tempinho assim também, não comia, dormia mal, mais passou. Devem ser aquelas tal fases de crescimento. O pedi da Bia sempre diz que eles sentem muito quando estao crescendo. Princilpamente o cerebro. Mais passou e agora ta comendo e dormindo que é uma bebeza.
Quando ao médico realmente ha excessões, perto da minha cidade tem um maravilhosos! Atencioso, a consulta demora mais de 1 hora e ele quer saber tudinho!
Beijos no coração.
Madri

Bárbara Pata disse...

Beatriz tb tem me dado trabalho pra comer após as festas.... acho que é isso: festas rotina bagunçada por conta de visitas em casa tb.
Beatriz dorme bem a tarde hein! Mas acorda pra mamar,dai continua...tem dia que é por quase 3hs.
bjss um ano lindo pra vcs!!!

Bárbara Pata disse...

ahhh já pensei em tentar homeopatia, mas meu marido diz não confiar hehehe

Ana disse...

Pena ter encontrado esse maluco.
Malucos tem em qualquer especialidade da medicina. Seja homeopata ou não.
Eu tenho um homeopata que não troco, não vendo, não largo. Rs
Qualidade de sono ruim afeta mesmo o organismo.
Lucas roncava, dormia de boca aberta por causa da adenoide devido a alergia.
Já acordava com sono e cansado.
Foi fazer o tratamento o menino acordava em ponto de bala. Kkkk
Não desiste. Procura outro medico, seja homeopata ou não para investigar a causa do sono agitado e falta de apetite.
Me veio uma ideia agora: faz mais de um ano que ela tomou um vermifugo?
Beijos!

Anônimo disse...

Oi minha querida amiga Marina,

Eu tenho um livro, Soluções pra noite sem choro pra crianças, com uma tabela que especifica - crianças de 2 a 3 anos precisam por volta de 13h de sono no total e a soneca é super importante pro desenvolvimento deles. E a gente sabe disso na prática, né? Então, vc está super certa de deixar a Leti dormir de tarde e acho que o que este medico está fazendo é um deserviço à comunidade. Francamente...

Eu adoro homeopatia, e inclusive levei o Nic a um no Brasil pelo mesmo motivo, afinal já tem 6 meses que ele tem o sono da noite super agitado e acorda toda noite pelo menos 2 vezes. O homeopata foi um pouco mais atencioso e investigativo que esse seu, mas no final das contas não ajudou muito. No caso do Nic não é terror noturno (ele não acorda apavorado) e até hoje não sei o que é. Inclusive hoje, estou reformulando toda sua rotina, pra ver se ele dorme mais cedo - dizem que dormir entre 7 e 8 da noite é o mais saudavel e tem mais chances deles dormirem melhor (o Nic tem dormido entre 9 e 10 h). Vamos ver... E qto à Leti, ela dorme muito tarde? Vc já tentou mudar a rotina e horario de dormir? Já pensou tb na possiblidade de alguma alergia? Algumas delas provocam disturbios no sono...

Sobre a alimentação, acredito que seja fase mesmo. O Nic sempre passa por elas e eu faço como vc, dou mingau, dou leite e iogurte (que ele nunca recusa), até que um dia passa.

Estou aqui torcendo pra que tudo volte ao normal por aí. E também fiquei imensamente feliz por ter te conhecido!!! Muito obrigada por seu carinho,

Lu

Marina Rocha disse...

Oi Ma, espero que isso de não comer melhore, vai passar creio eu.. um super beijo ;)

Silvia Azevedo (@silvia_az) disse...

Que novela, hein, Marina! Tem uns médicos que vou te contar... ninguém merece!

Contei esse problema de comida da Letícia pro meu marido e perguntei o que ele faria se fosse com a Amanda. Sabe o que ele falou? Que deixaria ela comer mingau durante uns dias e depois inventaria que o mingau do mundo inteiro acabou, que todas as crianças do mundo comeram só mingau e por isso acabou tudo.

Eu ri muito! Mas sabe que pode dar certo? Ahhh... no seu lugar eu tentaria de tudo (ou quase tudo) para ve-la comer bem de novo; inclusive deixar, sim, ela sentir um pouco de fome (não matar a garota de fome, ok?) pra ver se assim ela topa comer outra coisa. Uma coisa é certa, se sempre há mingau, ela sempre vai pedir.

Concordo com uma das meninas que comentou: melhor mingau que macarrão; porém, ela está crescendo e precisa de outras vitaminas que só um mingau não dá conta.

Como já disse antes, nem que sejam frutas, sucos, vitaminas... isso! Já tentou vitamina de leite com frutas? É mais uma opção.

Hummm... e comida trituradinha, tipo papinha? Também não topa? Nem se engambelar dizendo que é um mingau diferente, coisa e tal?

Não é minha filha, não a conheço pessoalmente, mas estou agoniada junto com você por causa dessa "fome de mingau" da Letícia.

Felizmente, não passei por isso até agora. Amanda tem 1 ano e é boa de boca que só vendo. Continuo na torcida e tentando buscar dicas para te ajudar.

Beijo carinhoso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...