A tirania da urgência consome a nossa vida. Passamos o dia correndo de uma tarefa para a outra, e algumas vezes me ponho a pensar: " Será que tudo isso vale a pena?" ou "Estas coisas que estou realizando realmente farão uma diferença duradoura?"
Por conta desta rotina estabelecida, hoje cheguei em casa e , numa correria de fazer uma coisa e outra, percebi que a cada canto da casa que ia a Ana Letícia estava atrás de mim, como uma sombra.
Entendo que ela está na idade de fazer isso, mas também percebi que em parte este comportamento deve-se a uma falta de exclusividade em dar-lhe atenção. E por isso as perguntas acima se fizeram pertinentes em meu pensamento.
Sempre me esforço para ser uma mãe presente. Mas também tenho outras tarefas a cumprir, e é justamente neste ponto que a falta de administração impera . Tento fazer tudo de uma vez, inclusive dividir a atençao da pequena com as tarefas cotidianas. Tudo ao mesmo tempo agora!
Então, tomei como meta
No Curso de Formação de Gestores que estou fazendo, aprendi uma tabelinha simples e eficiente. Chama-se Matriz GUT, e serve para priorizar problemas a serem tratados.
http://sandrocan.files.wordpress.com/2008/12/matriz-gut.jpg A GUT classifica os problemas de acordo com três variáveis: Gravidade - qual o impacto do problema. Impacto pode se referir a imagem, prejuízo financeiro, saúde, segurança e meio ambiente (SMS), etc. Urgência - refere-se ao prazo. Pergunte: a resolução do problema pode esperar ou deve ser feita imediatamente? Tendência - é a chance do problema se tornar ainda maior, quanto mais o tempo passar maior ficará o problema. A escala é crescente sendo, em geral, de 5 para os maiores valores e 1 para os menores valores. Depois que selecionamos o que pretendemos resolver, atribuimos valores , de acordo com esta matriz, e daí teremos a real noção daquilo que deve ser feito primeiro. Sem perda de tempo, sem maiores estresses. Vou começar amanhã. Espero que dê certo. Depois volto aqui para contar como foi. :) |
0 comentários:
Postar um comentário